Há quem diga que amor e ódio são dois sentimentos que andam juntinhos, de mãos dadas até. Um é o oposto do outro, tipo o yin-yang. Tá, viagens à parte.
A sacada genial do ambigrama é da designer francesa Rachel Pfleger. Tem as duas versões "Hate" e "Love", e o oposto pode ser lido no espelho (:
Vou tentar fazer uma pra mim, até porque eu não tenho €22.50 (+ frete), se fosse dólar ainda ia, né? (dólar em queda, coisa linda de mãe), haha.
Segunda, em si, é sinônimo de preguiça, imagine depois de um feriado. Pronto, o estrago está feito. Ainda bem que não teve aula. Seria crueldade acordar cedo. Até porque eu passei o feriado todo acordando cedo, malditos galos cantores ¬¬
O post de hoje é quase um momento desabafo, haha. Mais o propósito mesmo é atualizar. Se não fica feito os milhares que eu já tive, perdidos no tempo e no espaço. (blogueira fail)
Tenho mil coisas pra fazer e essa preguiça ainda não saiu de mim, e agora? Tá um sol tão bonito lá fora mas parece que o céu tá desabando, sabe como é? Aquela vontade de ficar na cama, com cara de férias. HAHA
Então, resolvi falar dos livros que eu ando comprando. Muitos já devem conhecer esse livro e talvez até tenha um em casa, mas não custa nada fazer um review dele. Bem, estou no meu quinto período e, não vou mentir, estou tendo muitas duvidas quanto a ênfase do design que eu quero. Tenho minha paixão por gráfico, minha queda por produto e curiosidade por moda. Isso no geral, sem contar as "sub-divisões". Mas isso é discussão pra mais de horas.
Em uma das minhas crises sobre o que fazer, andei comprando livros que pudessem me tirar algumas duvidas ou então, quem sabe, me mostrar um caminho (de tijolos amarelos :B). Esse livro é, como diz na introdução, "uma vitrine de idéias inovadoras, ousadas e também clássicas em design de embalagem e design gráfico". Ele vem com os moldes de diversas embalagens, que podem ser facilmente adaptadas, pois vem um cd com os templates. A única parte meio que negativa é que não vem explicando o que fazer. Quando eu comprei eu não tinha noção nenhuma de como montar algumas embalagens. Acredite, tem umas no hard. Eu tive que quebrar muito a cabeça pra entender. Enfim, fora isso o livro é maravilhoso. Utilizei algumas coisas pra uns trabalhos acadêmicos e, não sei se se influenciou mas, eu tirei ótimas notas (:
Soube outro dia que tem o volume dois, agora é juntar dinheiros pra comprar. É, eles não são tão baratos (mas não chega a passar de 100 reais). E pelo volume um, vale a pena comprar o 2. Outras opções que eu vi na 2AB são: Prototipos de Packaging e O Grande Livro das Caixas. Creio que eles são em espanhol, mas o template não muda, né? Esse segundo vem com um cd com 300 modelos. O que não vai faltar é idéia para aquele projeto! :D
Quem não conhece a marca de caderninhos Moleskine? São caderninhos, de vários tamanhos, cores e finalidades. Normalmente é usado como sketchbook. Mas por que eu estou falando isso? O sketchbook é uma das ferramentas mais importantes para o designer (ou qualquer um que precise de inspiração), se não for a mais importante. Pois é dali que vai sair aquela solução mágica para o seu problema, ou vai ajudar a resolver de algum modo.
Já ouvi muitos professores falarem que todo aluno deveria ter um caderninho de referencias, pois ajuda MUITO na hora de criar. Não sabe desenhar? Dá-se um jeito! É só sair colocando imagens que te inspiram. Referencia visual, gente!
Mas nada de se limitar apenas a imagens, não há bem uma regra "o que eu devo colocar no meu sketchbook", então tudo é válido.
Bem, como moleskine meio que virou sinônimo de sketchbook, acabei comprando um só pra me sentir um pouco mais designer. Se bem que não foi um, porque ele veio dividido em 3. E adianto que não comprei no Brasil. Até porque, em algumas lojas, o preço é bem salgado, pra não dizer muito. Como não ilustro (ainda), já tem uns rabiscados nele. Tem até um que vai virar stencil. Posto aqui assim que eu fizer.
meus lindinhos (:
Pra quem não quer gastar num moleskine, não precisa ficar triste. Há vários tutoriais na internet de como fazer um sketchbook. Já fiz um numa oficina de encadernação, e não me pareceu tão dificil. Achei esse tutorial que me pareceu bem explicado. Não testei, mas parece muito com o que eu vi na oficina. É em inglês mas nada que um google translate da vida não resolva. Nada mais digno que um caderninho todo personalizado, filho único!
Quem é viciado no tumblr, pode dar uma olhadinha no fuck yeah moleskines. Outro site legal é o 'skine.art, que tem o titulo bem sugestivo.
Ah, depois de ler isso tudo, como se pronuncia moleskine? haha :B