7 de outubro de 2010

Origami

Então, blog novo, vida não tão nova assim... Parece que eu não vou me livrar desse vício nem tão cedo. E pra começar, escolhi um assunto que é uma das minhas paixões: origami. Não posso ver um pedaço de papel dando bobeira que já estou dobrando. Passo horas fazendo estrelas ou tsurus fácil, fácil. Primeiro um pouco de "teoria".


Origami é uma palavra japonesa composta do verbo dobrar, oru, e do substantivo papel, kami, que significa literalmente dobrar papel ou simplesmente dobradura de papel. O Origami se propagou por todo o Japão, sendo ensinado nas escolas e utilizado como material didático e lúdico para o desenvolvimento das crianças.

Podemos usar praticamente todos os tipos de papéis para fazer Origami, dependendo do tipo de dobra que se vai realizar. Um papel deve ser resistente o bastante para não quebrar ou partir e macio o suficiente para que possa ser vincado ou marcado. Emprega-se muito o papel glacê, mas pode se usar ainda papel sulfite, papel reciclado, papel laminado, etc. Para dobraduras chamadas Origami Arte, são empregados papéis especiais tais como: Canson, Vergê, papel fibra, Color Plus, Cartão, etc.

A prática do origami favorece a concentração, a destreza manual, o desenvolvimento intelectual, a psicomotricidade, além da satisfação pessoal de poder criar formas apenas com um pedaço de papel.

Pra quem deseja aprender a fazer o famoso tsuru, aqui um vídeo que tem o passo a passo. (a mocinha explica bem direitinho) :D
Ou pra quem entende aqueles diagramas, aqui.

um dia eu chego lá!

3 comentários:

Deca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Deca disse...

acho super lindo essa arte *.* ainda tenho trabalho pra fazer o tsuru, mas ainda chego lá \o/

e vai ficar lindo seu potinho de estrelinhas =B

;***

Naianne Cajueiro disse...

ai eu sei fazer o tsuru!!!
Adorooooo!
=***

Postar um comentário